Igreja Paroquial

 

O GJ Mensageiros surgiu quando o Padre António Rocha, a partir de 2 elementos que se tinham Crismado, impulsionou a criação do 2ª GJ da paróquia que permitisse aos jovens que ainda estavam na catequese ingressar o grupo, criando uma Eucaristia mais dinâmica e participativa, enquanto já preparava os jovens para o pós-crisma.

O GJ Mensageiros nasce oficialmente no dia 29 de Outubro de 2005 e escolhe como lema de grupo a frase: “todas as maravilhas que precisas estão dentro de ti”;

O nosso grupo conta com 29 elementos com idades compreendidas entre os 16 e os 27 anos

 

Atividade central do Grupo: animação da Eucaristia ao Sábado, às 19h durante todo o ano, sem férias; 

Reunião semanal onde aprofundamos alguns temas, com o apoio do pároco, preparamos atividades, ensaiamos e também temos Horas Santas de Grupo;

Dispomos de vários meios de evangelização como o Facebook; blog e Meocanal de grupo, onde as pessoas podem acompanhar as nossas atividades, bem como ter acesso a vídeos de reflexões e palestras.

 

Atividades ao longo do ano:

- Participação nas Procissões da Paróquia:

  • Procissão do Menino Jesus;
  • Procissão de Velas Mariana, em Maio e em Outubro, em que animamos a Celebração e levamos a imagem em rotação com os outros GJ e com o Grupo de Casais com Cristo;
  • Procissões da Semana Santa (Procissão de Ramos e Procissão do Senhor Morto)
  • Procissão do Corpo de Deus;
  • Procissão de Nossa Senhora do Carmo;
  • Procissão em honra de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora do Rosário (aqui participamos no lausperene, ornamentamos e levamos o andor, e fazemos o tapete em frente à Igreja Paroquial).

- Participação nas atividades propostas pelo Subdepartamento da Pastoral Juvenil, a nível das várias vigílias feitas ao longo do ano; Dia Mundial da Juventude, onde costumamos participar no Concurso para o Cartaz promocional da Vigília e DMJ; caminhadas e encontros de formação.

- Fazemos atividades extra ao longo do ano conforme o tema do Ano Pastoral Diocesano, como por exemplo, no ano de 2014, “Comunicação Social e Nova Evangelização”, na realização de Vídeos com o máximo de 10min com o pároco acerca de temas variados, atividade esta que temos intenção de dar continuidade; em 2015, “Da alegria do Evangelho à Saída Missionária da Igreja”, em que reforçamos uma atividade que já tínhamos, que era a de animarmos a Eucaristia junto dos Idosos em lares, no entanto, nesse ano alargamos as instituições e, para além do Lar D. Pedro V, instituição que já vamos desde 2011, fomos animar a Eucaristia à SCMAH, CSES e CSSR. 

- Participamos nas atividades propostas a nível da Zona Pastoral, por exemplo, palestras de formação de acordo com o tema do ano pastoral; celebrações do Ano da Fé; visita da Imagem Peregrina, entre outras. 

- Ao longo da Quaresma fazemos todos os anos a Via-Sacra antes da Missa das 19h, ao Sábado, onde convidamos toda a comunidade a participar. 

- Animamos o Crisma e Profissão de Fé conforme a decisão dos catequisandos e catequistas;  

- Participamos nas celebrações da Semana Santa, para além das Procissões: Celebração do Lava-Pés; lausperene; realizamos a Peça da Paixão de Cristo, em alternância com o GJ Arcanjos; Vigília Pascal e na Páscoa e Ressurreição do Senhor. 

- Animamos o Terço ao Divino Espírito Santo em casa de todos aqueles que desejarem, seja na freguesia ou não.

- Participamos na tradição do Bodo no Domingo de Pentecostes e na Santíssima Trindade. 

- Participamos em atividades promovidas pela Câmara municipal, a nível da realização de Presépios Vivos e espetáculos infantis. A nível de atividades propostas pela Junta de Freguesia, como por exemplo, participação na Onda Cultural, celebração da elevação das Lajes a Vila e Arraiais de Natal. 

- Temos anualmente o nosso piquenique de grupo e, no fim de agosto, o nosso Retiro de Grupo, para que os que se encontram a estudar fora da ilha possam estar presente.

- No último fim-de-semana de Outubro celebramos o nosso Aniversário de Grupo.

- Realizamos o Presépio da Igreja, em alternância com os outros GJ’s, Escuteiros e Grupo de Casais com Cristo. 

 

Para além disto:

  • Animamos Casamentos, Bodas de Prata e de Ouro; 
  • Promovemos e participamos em atividades entre GJ’s;
  • Realizamos Trilhos com meditação;
  • Participamos em peditórios da Cáritas (2x/ano), Banco alimentar contra a fome (2x/ano) e Liga Portuguesa contra o Cancro;
  • Animamos a Festa de fim de ano da catequese em rotação com os outros GJ;
  • Realizamos algumas vigílias (advento; quaresma; temos uma planeada para este ano);
  • Participação em encontros/retiros de grupo do GJ Arcanjos e Unidos na Fé;
  • Animamos e organizamos Retiros de Jovens;
  • Realizamos diversas atividades com o Grupo de Casais com Cristo, como a orientação das suas Horas Santas e participação nas suas reuniões. 

Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti!

 

Saiba mais sobre o grupo no nosso website, disponível em:
www.grupojovensosmensageiros.blogspot.pt

 

      mensageiros 1                 mensageiros 2

dsfgvtzetgser