Este Jornal foi publicado pela primeira vez em fevereiro de 1966 por iniciativa do pároco Lino Vieira Fagundes (fundador e diretor por mais de 20 anos) tendo como objetivos a formação, informação e até entretenimento, que visam a obtenção da unidade da paróquia à imagem da identidade da família.
Todos os boletins comportam notas litúrgicas e mapas de serviço religioso. Existe ainda uma secção que nos informa sobre o quotidiano lajense, através do registo de batismos, casamentos e óbitos, mudanças de residência, partidas, chegadas, doentes, estudantes, e serviço militar, tendo o nome de “Notícias da Paróquia”.
Com 50 anos de edição o Semeador, reparte-se em 3 séries:
- 1.ª Série - Período até à comemoração do 10.º aniversário em duas folhas de pequeno formato;
- 2.ª Série – A partir do n.º 387, de 8 de fevereiro de 1975, numa folha de maior formato;
- 3.ª Série – Desde o n.º 518, de 15 de fevereiro de 1978, de novo em duas folhas de pequeno formato, que, entretanto, se alterou conforme preferências dos diretores e o ritmo da distribuição;
- Periocidade – O jornal surge como semanário até 31 de outubro de 1981 e passa a quinzenário por força do estado de saúde do Pe. Lino Vieira Fagundes e da falta de colaboradores. Desde a Quaresma de 1989, volta novamente a semanário, sob a direção do Cónego José Garcia. Posteriormente regressa a quinzenário e em outubro de 1991 transita para mensário adotando um formato maior que vigora até aos dias de hoje, a distribuição efetua-se por intermédio de distribuidores, responsáveis por áreas específicas, em todas estas fases a impressão processa-se na União Gráfica Angrense exceto em 2016, altura em que a Paróquia procede à impressão de 600 exemplares mensais distribuídos pela comunidade paroquial e pelos emigrantes.
O Jornal Semeador tem uma assinatura anual de 6 euros, assinatura essa que qualquer pessoa pode adquirir contactando o Pároco ou o distribuidor da sua zona.