Património

Os habitantes das Lajes, têm sabido ao longo dos anos, alicerçar as suas vidas sobre os mesmos princípios que inspiraram os seus antepassados, dando-lhes o cunho de modernidade que o evoluir dos tempos aconselha. Em perfeita simbiose com o passado, eles estão imprimindo solidez ao seu futuro.

Neste quadro se inclui a valorização do seu Património, através da recuperação dos Chafarizes da Ribeira da Areia; das Malícias; do Largo de S. João; dos Remédios; do Cruzeiro; do Picão, com as pias de lavar no interior da Ribeira dos Pães e da bonita Fonte da Caldeira, com as suas pias de lavar primitivas. Um possível roteiro a aproveitar…

A Igreja, o Tiatro e a Dispensa, bem como a Casa do Espanhol e a Ermida dos Remédios, em cuja proximidade existiu a Praça de Touros Nossa Senhora dos Remédios inaugurada em 11 de Agosto de 1886, são motivo de orgulho para esta gente que sabe respeitar e admirar as obras de arte que herdaram do passado. Aqui se inclui também a Casa do Tio João do Martinho, de elevado valor histórico, onde está instalada a Associação de Apoio à Criança da Ilha da Terceira, que funciona duma forma que consideramos exemplar.